Xpressivo Lírico é autor, compositor literário, intérprete, produtor musical, locutor de rádio, organizador de eventos e CEO da label Alternativa Music. Está no activo desde o ano 2000 e é o maior impulsionador da Cultura Hip-Hop na zona centro de Portugal.



Em 2005 actuou ao vivo na tour «Portugal Hip-Hop Stars» partilhando o palco com os maiores nomes do hip-hop português e francês, como Sam The Kid, Regula, Nigga Poison, DJ Nel Assassin, DJ Bomberjack, DJ Kronik e Explicit Samurai.




"Xpressivo Lírico e Valete nos estúdios da Alternativa Music em Leiria"


Em 2010 fez a sua primeira internacionalização no Luxemburgo actuando juntamente com MCs da Bélgica, Holanda, Alemanha, França e Luxemburgo.



Em 2012 fez locução na Rádio Dom Fuas, nas frequências 100.1FM e 98.5FM onde apresentou o programa «Movimento Zona Centro» onde divulgou o Hip-Hop da zona centro. Na mesma rádio ainda apresentou o programa «Urban Vibes» onde deu relevo à esfera urbana musical. Na Rádio 94FM apresentou o programa «Radio Blaze» numa abordagem DJ Set.



Entre 2007 e 2012 organizou o evento semanal «Zona Centro Sessions» e o festival «4 Vertentes» onde promoveu o Graffiti/Bodypaint, Breakdance, MCs e DJs no Castelo de Leiria, no Mercado de Sant'Ana e em diversos espaços de excelência na cidade de Leiria.



Em 2014, Xpressivo Lírico disponibiliza o conteúdo lírico das suas obras em Língua Gestual Portuguesa, possibilitando ao público com surdez, compreender as composições literárias que compõe.



Também participa em eventos de acção social em orfanatos, internatos, instituições sociais, escolas e prisões.



No seu currículo conta também com várias presenças televisivas em vários programas da RTP1, RTP2, RTP ÁFRICA, SIC, SIC INTERNACIONAL, SIC NOTÍCIAS, PORTO CANAL e STPTV.



Fundador da Arena League, Primeira Liga Multi-Batalhas em Portugal, Xpressivo Lírico internacionaliza o evento em 2017 com edições no Luxemburgo, acompanhado pela sua banda Xpressão Lírica.



A 17 de Junho de 2017, no rescaldo da tragédia de Pedrogão Grande, Xpressivo Lírico intervém com o tema «Portugal De Luto» dedicado às vítimas.


Xpressivo Lírico - Portugal De Luto (Pedrógão Grande)
Ver Vídeoclip


A 15 de Outubro do mesmo ano, Xpressivo Lírico compõe a homenagem «Pinhal Real» depois do desaparecimento de 80% do Pinhal de Leiria.

Xpressivo Lírico - Pinhal Real (Pinhal De Leiria)
Ver Vídeoclip




A letra do tema "Pinhal Real", homenagem ao Pinhal de Leiria, foi objecto de análise e estudo na Alemanha, pelos alunos que frequentam o Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Grundschule Sandbach, na Erich-Kästner-Schule de Maintal, na Grundschule Pestalozzi de Hofheim, na Grundschule Harheim e na Grundschule Miltenberg pela mão da Professora Carla Guerreiro.





Mensagem da autoria de Célia Inácio, dirigida a Xpressivo Lírico:

"Bom dia! Sou responsável de uma Fundação Corporativa, Fundação Ageas, e não posso deixar de partilhar consigo a ação de Reflorestação do Pinhal do Rei que decorreu na sexta-feira dia 9 de Março. O tempo estava péssimo e não sabíamos se os mais de 180 colaboradores convidados teriam a força de plantar pinheiros de baixo de chuva... mas a sua canção em homenagem ao Pinhal do Rei tocou e inspirou o coração de cada um! As suas palavras "Um dia vais renascer, tu não vais ficar assim, Levo sementes para regar e a Humanidade atrás de mim,[…] Eu farei o que eu puder para que te safes desta, Sozinho não consigo, mas há sempre alguém que ouça, Tu vais voltar a crescer, muito mais verde e com mais força!”. Nesse dia, foram 180 pessoas que ouviram e foram atrás de ti plantar 5.000 pinheiros em 3 hectares para ver renascer, mais verde, o Pinhal do Rei! Grata pela tua canção inspiradora. Queria tornar pública esta minha mensagem, mas não é possível propor uma publicação no teu FB. Podes ver as fotos aqui:https://www.facebook.com/FundacaoAgeas/?ref=bookmarks"




Em 2018, Xpressivo Lírico é convidado pela Associação de Futebol de Leiria para escrever um tema sobre o ''Saber Estar'' no futebol. Das boas práticas do fair-play e do sentimento patriótico de apoio à Selecção Nacional em ano de Mundial, o autor volta a homenagear as conquistas dos títulos europeus das Selecções de Portugal nas mais diversas modalidades.

Xpressivo Lírico - Infantes (Official Music Video)
Ver Vídeoclip


Xpressivo Lírico compôs a 16 de Outubro de 2017, o tema "Pinhal Real" onde fez uma homenagem histórica ao Pinhal de Leiria com 8 séculos de existência (ver em https://youtu.be/ndLvN4cnmAc ). Em tempo record deslocou-se ao terreno para a realização do videoclip, onde ainda se pode ver o fumo real da área ardida. Este tema teve repercussão televisiva na RTP1 e TVI, assim como nas playlists das mais variadas rádios nacionais e inclusivamente a composição literária de "Pinhal Real" foi objecto de estudo em escolas alemãs (ver em www.xlzonacentro.com ). Em 2018, os profissionais de Língua Gestual Portuguesa do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Leiria, convidam Xpressivo Lírico pela mão de Joana Cabral, para a interpretação do tema em Língua Gestual Portuguesa. As Professoras Joana Cabral, Helga Magalhães, Diana Costa e Ana Margarida Pires juntamente com as intérpretes Ana Tavares e Manuela Barreto apresentam a 15 de Novembro de 2018 o tema ao vivo no Agrupamento de Escolas D. Dinis em Leiria, no âmbito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
Xpressivo Lírico - Pinhal Real (Língua Gestual Portuguesa)
Ver Vídeoclip


Para a maioria do público, Xpressivo Lírico é considerado o maior impulsionador do movimento Hip-Hop na Zona Centro devido ao seu altruísmo que o levou a partilhar os seus discos, estúdios, palcos e emissões de rádio com:

Estúdios Alternativa Music
Snipez, Guto, Proz, Anix, Preacher, Bit Killa, Sofia, Fizé, Majestic, Mike D, Jota, Ay, Don Falcon, Ruze, Ramirez, DNS, Ricky, Vipe, MK, Mixstereo, Phattar Mak. Sadyko, Vince, Sully. Verso, Rato, LC, Nelinho, SG, Vany, Tapion, Heap, W, Mine, MCMB, Dem P, DNT, Helena Raquel, Soraya, Ana Silva, Loki, Piloco, Raro e Rimer.

Festivais 4Vertentes, Zona Centro Sessions, Emissões de Rádio e Discografia de Xpressivo Lírico
Código Lusitano (Cantela, Pepe e Castor), Afroskuad (Mak, Elkin e Dinho), Isopanos (Steryoo, Snake.E, Erick e I.V.M), Preachers Of Poetry (Xpressivo Lírico, Bit Killa, Preacher), Axe e Barril, 5°a Vertente (Snipez, Dude, Rato e LC), Aliança Verbal (Micka Da Snipa e Jotta), Talasnal (Friman, Udja, MDS e Dark), DJ Alfa, Dinin, Consumido, Scorp, Asgar, DNS, DJ J-Peg, Kaly, Q-Pid, Último Piso (Strata G, Dréz, Trial, Sub-X, DJ Masta J), U.D.S. (Secta, Joka, D-Flush, Panqueca), F.B.I. (CTT, Panini), Skilla, GH e Beator, Markez 236, Mortex, Fubu Beatbox, Drumbox (Xtigas e Dude), Cacau e Fonseca, Mind, Happy, SG, Browils, Rullez, DJ Tombo, Urbanfusion Dance, Projecto à Parte, Gael, Visão Perfeita, Nelly Dance School, Kores 270, Rome, Zela, Miguel Romero, Cb3 Conex, Poeta Rebelde, 3a Divisão, Slyser, Kooltuga, NAD, Metafórico, Código Sonoro (Mixstereo, Kosmin, Viciado), TNB, Tibe Family, Entronka Gs, DJ Sasi, SBT2, Bomberline, Popi, S.U.N, DJ Score, Mixel, Mabro, DJ Leat, C-one e Kaox.

Arena League
Galleno, DJ DirtyHandz, Number Onne, Duz, BC, Alex Oliveira, PRG, Hoplord, Jokoz, Tilhon, Kilah, DNS, SK, Jay Seven, Sully, VM Shot, Convicto, Ezmane, None, DK, Milka, DJ 90 Cutz, Rubz, G, Ten, Skel, Rizz, Pibxis, Ítrio, Kazymba, Loukutor, Keno, Hipnose, Raro, Incomun, TZ, Afro, Kaká, Van, Drey Musquera, Xaman, Roldão, Vince, Sadyko e Steps.

Para agendar Xpressivo Lírico para concertos ao vivo, basta ligar para (+351) 925 519 864 ou visitar as páginas de FACEBOOK e INSTAGRAM